quarta-feira, 17 de outubro de 2012

HISTÓRIA PARTE 5

Hoje a história da guerreira Mavia, que descobriu a doença com 29 anos.
 
 



Ha 10 meses senti uma bolinha perto da aureola do meu seio esquerdo, achei que seria um cisto, pois já tive policisto no ovário, de imediato marquei um mastologista e este me examinou e falou que eu nao me preocupasse pois tinha certeza que era um fibroadenoma, que nem exame passaria, mesmo eu insistindo para fazer ao menos uma ultra para ter certeza do diagnostico... este me disse q nao passaria e acharia um exagero meu pois tinha menos de 30 anos e que se eu procurasse outro profissional este me passaria uma punção e que esse exame eh muito agressivo e desnecessário no meu caso.
Fui para casa e relaxei por causa da idade e do medo da punção... rsrsrs
Dois meses atras fui na minha ginecologista para fazer exames de rotina, preventivo, e ela me perguntou se tinha casos de cancer de mama na familia, falei que nåo mas que estava com um cisto no seio e que havia procurado o mastologista e ele falou para eu nao me preocupar que era apenas um fibroadenoma, ela me perguntou através de que exame ele deu o diagnostico, eu respondi que apenas tocando. Ela ficou horrorizada e perguntou que tipo de profissional daria um diagnostico apenas com o toque, entåo ela me passou uma ultra, isso já me deixou com um mau pressentimento.
No dia seguinte fui na clinica que minha irmå trabalha e ela me indicou um medico amigo dela que foi um anjo na minha vida, Dr. Osmundo, ele fez a ultra e disse na hora que nåo tinha gostado da imagem, do formato, disse que nåo era um cisto e sim um nódulo solido e vascularizado e que eu deveria ir fazer uma punção, o medo so aumentou.
No dia seguinte fui fazer a tal punção e lotei a clinica com minha família e com as amigas que me acompanharam, sofri muito nesse dia pq a medica era uma grossa e o exame foi traumatizante p mim, doeu muito e a medica nåo tinha um pingo de paciência e nem de piedade com a dor que eu estava sentindo. Chorei muito e sair de la foi um alivio, apesar da dor forte que nåo me deixou nem dirigir. Nessa punção foram colhidas 12 laminas e 15 dias após o exame eu ainda estava toda roxa e o resultado deu que o material havia sido insuficiente.
Procurei outra mastologista e essa disse que eu precisava fazer uma core biopsia, mas que de antemão já marcaria a cirurgia, que so iria depender desse exame para saber se seria retirado apenas o nódulo ou um quadrante. Começou novamente meu sofrimento, pois me falaram que a core era mais dolorido que a punção, pensei em desistir e pronto, mas meu marido nåo permitiu... graças a DEUS!!!
fui com um aperto no coração fazer esse exame, com outra medica, eh claro! E essa outra medica foi um amor, ela era a anestesia em pessoa e eu nåo senti quase nada. Levei o material para a biopsia e em 15 dias saiu o resultado, POSITIVO para Câncer de mama. Levei na minha mastologista e ela me explicou o procedimento que faria seria uma linfocintilografia, tiraria os linfonodos, começaria logo em seguida as quimioterapias e depois do tratamento eu retiraria apenas o nódulo bem reduzido.
Procurei uma outra opinião, e esse outro medico, Dr. Jesse Marques me falou que gosta de trabalhar com maior índice de segurança para minha saúde, que nåo seria conservador se visse que futuramente eu pudesse voltar a ter algo. Após me passar todos os exames para saber se havia passado para outro orgåo, graças a DEUS nåo passou, ele me explicou que o procedimento seria a mastectomia por que o tumor ficava na aureola e nåo adiantava ele querer preservar uma coisa e perder a oportunidade de me curar agora, tive mais confiança nele, senti que deveria cortar o mal pela raiz e foi isso que fiz, ele me encaminhou para um cirurgião plástico, um dos melhores do Brasil em reconstrução, Dr. Antonio Carlos Braga, ele foi um querido para mim, me ajudou ate psicologicamente que foi o principal nessa hora tåo difícil.
Dia 02/10/2012 fiz a minha cirurgia, mastectomia, esvaziamento axilar e reconstrução. Foi festa no meu apartamento no hospital, com direito a bolo, doces, balões e visitas de pessoas que eu sabia, mas tive certeza que eram essenciais em minha vida; acordei com a presença da minha irmå que foi meu maior anjo nessa jornada, ela abriu måo de noites de sono pesquisando sobre a doença, abriu måo de marido, filha, trabalho, ferias e tudo mais para agilizar exames, resultados, médicos e me dar força mesmo. vieram amigas de perto, amigos de muito longe, amigas do peito que eu so conhecia virtualmente e outras que conheci recentemente pela doença, amigas de infancia que apesar da distancia sempre foram presentes de uma forma especial, a família maravilhosa que tenho, o marido que se faz de tåo forte e que realmente me deu e me da muita força para nunca desistir(dizem que respiro meu marido), por isso tanto medo de morrer, de que ele perca o interesse e outras coisas.
Agora estou me recuperando da cirurgia e na espera do resultado da biopsia para saber o protocolo que deverei seguir e eh isso que farei.
Somos guerreiras por enfrentarmos todos os medos, angustias, dores físicas e dores emocionais, por nos sentirmos as vezes um peso para as pessoas pela dependência que temporariamente passamos a ter, mas também såo nessas horas que percebemos como somos amadas e queridas por tanta gente.



*Descobri e estou me tratando dessa doença no ultimo período da faculdade de Direito que lutei tanto p fazer*



A LUTA CONTINUA E EU VOU LUTAR ATE O FIM!!!!

5 comentários:

  1. e a história da camila marques, de santa maria? você vai contar? bjs, aline.

    ResponderExcluir
  2. Deus te abençoe Mávia, e tenha fé q ele te dará a cura!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mavia, fico feliz pela atitude tomada, tive uma história muito parecida com a sua, infelizmente existem médicos e MÉDICOS, o que muito me deu força e coragem. Fazem 15 anos que passei por esse procedimento e acredite amanhã você estará rindo e fazendo outras pessoas que precisarem de sua ajuda a sorrirem também. Tenha fé, pois ela move o mundo, acredite e seja muito feliz junto com sua família e amigos. Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  4. Você vai vencer essa luta minha flor....... estamos com vc, mesmo longe, mais sempre perto em orações. Deus esta com vc a todo sempre nunca te abandonara....... Beijosss e vamos que vamossssss
    Nathallia Távora

    ResponderExcluir
  5. Mávia, tudo vai dar certo pra você, querida. Infelizmente a gente não pode confiar totalmente em alguns médicos. Vc acredita que o primeiro oncologista que atendeu minha mãe, disse que ela só iria viver quatro anos? isso já fazem mais de 12 anos!, e todo ano ela faz um check up e tá tudo certo. E com vc não vai ser diferente. bjd De Ana Lúcia

    ResponderExcluir