sexta-feira, 19 de outubro de 2012

HISTÓRIA PARTE 7

Hoje a história da guerreira Evelyn, que descobriu a doença com 27 anos.
 



Era dia 5 de maio e tudo estava normal, a vida corria sem grandes acontecimentos. Trabalhei e não fui para academia, pois tinha jogo do Palmeiras e queria assistir, perdeu de 6 x0, devia ter ido para academia(kkkkk), tomei banho e fui dormir, quando me virei na cama senti um caroço na mama direita, não me perguntem como não tinha sentido antes e nem porque coloquei a mão no seio no meio da noite, não tenho ideia, só pode ser Deus, ainda bem que meu anjinho da guarda estava de plantão.
Era madrugada e resolvi que não iria acordar minha mãe, então fui para net procurar besteiras, tinha medo, mas também achava que era muito raro na minha idade, e sem casos na família. No dia seguinte esperei minha mãe acordar e fui mostrar para ela, decidimos ligar para minha ginecologista e pedir um encaixe, fomos ao médico na hora do almoço, tinha exames de ultrasom das mamas de menos de 1 ano e o nódulo já era grandinho, ela tentou me acalmar e me pediu mais um ultrasom, na quarta dia 11 de maio estava na pós graduação e a médica me ligou perguntando se já tinha feito o exame, adivinha o que aconteceu? Lógico surtei, médico não liga a não ser que esteja preocupado, chorei muito e fui para casa, neste mesmo dia fiz o ultrasom e me disseram que liberariam o exame e que não parecia ser nada, fiquei aliviada. Dia 13 de maio passei pela primeira consulta com o mastologista ele examinou, viu o ultrasom que levei e  ele não disse muita coisa somente que iria operar de qualquer jeito, ele me pediu muitos exames e até RX de pulmão, e pediu para ligar no hospital e marcar com urgência inclusive escolheu os médicos que queria que fossem feitos os exames, hoje penso que ele já desconfiava, mas beleza. Dias 17 e 18 de maio foi dia de exames, e no dia 18 fiz a mamografia e o ultrasom, na sala a médica me perguntou o dia da consulta disse que esperaria sair os laudos para marcar, ela então me disse que liberaria na hora e perguntou se me incomodava dela tentar agendar a consulta, ela então ligou para o masto e agendou para o mesmo dia as 19:00 horas, nem preciso falar que ai tive certeza. Bom fui para consulta o médico abriu os exames olhou e muito calmamente disse o possível diagnóstico, ele me deu um tempo para digerir , explicou o que pretendia fazer no tratamento, a cirurgia e disse que precisaria de uma biópsia para comprovar, esta ele colheu lá mesmo e marquei o retorno para o dia 23 quando sairia o resultado. E adivinhem o resultado? Negativo!!! Isto mesmo negativo, tecido inflamatório, adivinha se não fiquei feliz... O médico então muito calmo e competente também, disse que não acreditava, que as imagens eram muito claras e dificilmente não era maligno. Mudamos o tratamento que ele tinha proposto na consulta anterior, agora faria a cirurgia primeiro e depois a quimioterapia, e se não fosse maligno realmente faria apenas a retirada do nódulo e se caso desse positivo decidi que tiraria as duas mamas. Marquei  a cirurgia para o dia 26, pois ele queria que eu falasse primeiro com o cirurgião plástico e foi o que eu fiz, pois assim já faria a reconstrução imediata. Dia 26 estava eu no hospital logo cedo, a cirurgia demorou umas 8 horas e todos ficaram muito preocupados.
Bom realmente era maligno, então mastectomia radical e esvaziamento axilar direito e profilática do lado esquerdo.
Durante este período de exames e diagnóstico, chorei muito achei que ia morrer, juro achei que teria pouco tempo, mesmo os médicos falando ao contrário, mas quando sai da cirurgia, não sei explicar me sentia tão viva e curada, parece mentira, mas é verdade eu juro, apareceu uma força e eu queria muito viver, afinal tinha muitos planos e queria realizar todos eles.
Esperei o resultado final da biópsia  e do imunohistoquímico, é era carcinoma ductal infiltrativo, triplo negatipo, grau 3, e dos 32 linfonodos que tirei 2 já estavam comprometidos. Bom ai o próximo passo foi as quimioterapias, o masto também me falou do congelamento de óvulos e fui atrás, mas o oncologista não queria adiar muito o início das químios, pois acredita ser muito pequeno o número de pacientes que entram na menopausa precoce com esta idade, então tentei induzir fora do período ideal, não deu muito certo e resolvi deixar isto para lá, afinal primeiro preciso viver para depois pensar em ter filhos.
Sabe o que acontece com as pessoas que descobrem que tem câncer? Eles ficam forte, muito fortes, aparece uma vontade louca de viver e aproveitar a vida, pequenas coisas começam a ter muito valor e deixamos de nos preocupar com besteiras. Descobrimos que não temos nem a metade dos amigos que achávamos, acho que eles pensam que vamos morrer então é melhor se afastar, bom estes é melhor que não voltem afinal chamar para ir para balada é fácil quero ver te aguentar sem vontade de fazer nada só de conversar e porque não de se lamentar um pouquinho, hoje conto em uma única mão os amigos de qualquer situação, sempre lembrando que minha família e meu namorado sempre me apoiaram em tudo, minha mãe ia comigo nas quimios toda semana.
O Oncologista me pediu alguns exames e dia 30 de junho, marquei o retorno com ele, ele me explicou qual seria o tratamento, 24 sessões sendo todas semanais, tirou todas minhas dúvidas e  perguntou se eu não queria começar já, e eu nem pensei respondi logo que sim. E assim começou a tão temida quimioterapia, apena um remedinho na veia, kkkk, o chato foi ficar umas 4 horas, nas outras sessões já fui preparada, livro, computador, celular, muitas coisas para passar o tempo.
Decidi que iria continuar a vida normalmente, continuei trabalhando durante todo tratamento e marquei o dia que seria a última sessão, mesmo o médico dizendo que era muito difícil não pular nenhuma semana, seria 8 de dezembro o dia mais feliz, dia de batalha ganha.
Meus cabelos começaram a cair já na segunda sessão então fui raspar a cabeça e colocar a prótese, afinal confesso que o que mais me assustava era a falta de cabelo, sim cresce, mas eu não queria cortar então me revoltei e pronto. Foi a única coisa que minha mãe não conseguiu ir comigo, meu namorado então me acompanhou e acreditem ou não eu nem chorei. Marquei de sair no mesmo dia com minhas amigas e elas elogiaram demais, na verdade nem tinham notado, ficou muito parecido,somente minha mãe e meu namorado me viram careca e não tenho fotos, pode parecer besteira, mas mecheu demais comigo.
As quimios foram bem sossegadas, o pior efeito colateral que tinha era muita dor no corpo, parecia que tinha apanhado, tomava remédio para enjoos e tinha uma fome absurda, acho que era culpa dos corticoides, engordei 16 kilos também fiquei muito brava com isso, afinal engordar é fácil emagrece, ai meu Deus como é difícil, eu não tinha roupas e também não comprei muitas só o necessário. Depois de umas 5 sessões as veias começaram a desaparecer e não quis colocar cateter então sofri um pouco com isso também. Consegui fazer todas as sessões nas datas marcadas e dia 8 de dezembro terminei tudo, mais uma batalha vencida exames de controle todos normais hora da radioterapia.
Foram 25 sessões de radioterapia,acho que foi a parte mais sossegada do tratamento, ia logo cedo fazia e ia direto trabalhar queria viajar no meu aniversário em janeiro então comecei logo e dia 31 de janeiro terminei tudo, missão cumprida, sei que tenho muitos acompanhamentos e exames para fazer durante um longo período de tempo, mas eu estou viva e me sinto curada, aproveito a vida e vamo que vamo, afinal ningém sabe o dia de amanhão e eu quero mesmo é ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário